Skip to main content
O que estou lendo

O que estou lendo…Luciana Hidalgo

By 11/10/2013No Comments

Estou lendo a nova edição de O corcunda de Notre-Dame, que a Zahar acaba de lançar. É uma belíssima obra, com o texto integral de Victor Hugo traduzido por Jorge Bastos. Trata-se de um trabalho de fôlego, afinal esse é um dos maiores clássicos da literatura francesa, mais conhecido pelo corcunda do título: o esquisito Quasimodo, personagem caolho, surdo e manco que, apesar da monstruosidade, tem carisma e personifica a Paris do século XV, gótica, suja, povoada por irresistíveis poetas, boêmios e marginais.

Do alto da catedral Notre-Dame, Quasimodo badala seus sinos, deixa-se encantar pela cigana Esmeralda e tem uma complexa relação com seu pai adotivo, o terrível Claude Frollo. Para além da trama, no entanto, o que realmente impressiona no romance (que no original se intitula Notre-Dame de Paris) é ler a Paris de então e compará-la à cidade atual, graças às mais de 500 notas do tradutor, tão precisas e generosas em fatos históricos e localizações geográficas. Com a leitura, aprende-se muito sobre a arquitetura da capital francesa pré-renascimento e, sobretudo, sobre as conturbadas relações entre poder, igreja e política. Além disso, somam-se ao texto mais de 50 ilustrações originais, que atravessam todo o volume. Vale ler e reler.

Luciana Hidalgo, doutora em Literatura Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), jornalista, ensaísta e escritora.

Comentários