Skip to main content

Apresentação

A Revista Giz é uma publicação do Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP), lançada pela primeira vez em 2011 como um espaço de discussão aprofundada de três temas gerais que permeiam a vida do professor: Educação, Trabalho e Cultura. Agora, com o seu relançamento, continua com a busca e aspiração de ser uma referência para os docentes no encontro de novas perspectivas da vida profissional, ciência, arte e política. 

Com sua reformulação editorial, a Giz traz uma quarta editoria, muito necessária em tempos como o nosso, onde o esquecimento sobre o passado e a história atrapalham as ideias e dificultam o diálogo: Memória. Com ela, traremos, a cada edição, uma apresentação aprofundada e curada sobre uma personalidade ou acontecimento que merece ser lembrado.

Além de textos opinativos, resenhas e entrevistas, a Revista Giz publicará artigos acadêmicos, que podem ser feitos em parceria.


Princípios Editoriais

A Giz se guia por três princípios editoriais:

Primeiro, a pluralidade de ideias, essencial não só como base de um projeto de comunicação, mas para a categoria dos e das profissionais da educação. Afinal, apenas com o olhar para as diferentes correntes de pensamento e com tolerância à divergência é possível criar uma publicação que represente um espaço de discussão das urgências e angústias do século XXI.

Segundo, a transversalidade, conceito fundamental nas práticas pedagógicas, que institui uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e interrelacionados com os vários campos do saber. Ou seja, sair da ideia de fragmentação do conhecimento e seguir no caminho da interdisciplinaridade. Na Revista Giz isso se apresentará a partir de um conteúdo editorial que reflita também a vida real, social e comunitária das professoras e professores.

Terceiro, a garantia do ineditismo e autenticidade dos textos e artigos. Todas as produções publicadas na Giz passarão pela avaliação de especialistas, que integram ou não o Conselho Editorial da revista. Assim, essas contribuições serão analisadas, apuradas e verificadas para garantir que cheguem a leitoras e leitores com a melhor qualidade possível.