Skip to main content
Cultura

Um mundo dentro da sala

By 11/10/2013No Comments

O pequeno espaço é acolhedor e lúdico. Nas prateleiras, muitos livros que reúnem as grandes histórias voltadas ao público infantil, sejam elas publicadas em português, espanhol, inglês, francês, alemão e até mesmo japonês. Eis a Biblioteca Infantil Multilíngue.

Inaugurada em agosto passado, no Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo, é a primeira no país dedicada a crianças de 0 a 12 anos, e também jovens de até 15 anos, com obras em vários idiomas. O espaço conta com uma brinquedoteca e também área para que os pequenos leitores possam assistir vídeos.

Essa verdadeira viagem ao mundo literário foi idealizada pela jornalista Duda Porto. Parte dos 11 mil exemplares disponíveis na biblioteca foi doada por ela. Os demais livros vieram de editoras, escritores e entusiastas do projeto. “Eu diria que cinco mil livros do acervo foram doados diretamente por mim. Não porque tinha todos eles na minha casa, mas porque fui criando ‘ações’ e fiz ‘pedidos’ para que eles chegassem até mim. Os pedidos de aniversário e de amigo secreto no Natal nos últimos três anos eram: livros para biblioteca”, conta Duda à Revista Giz.

Dedicação aos livros

Tal dedicação aos livros talvez tenha um quê genético. Duda é neta do escritor Sérgio Marcus Rangel Porto, mais conhecido por seu pseudônimo Stanislaw Ponte Preta.

A jornalista Duda Porto conta que o projeto da Biblioteca Infantil era um dos seus projetos de vida

Jovem – tem apenas 29 anos -, ela optou por montar uma biblioteca infantojuvenil como um de seus projetos de vida. E a razão não poderia ser mais nobre: “um bom livro é a melhor coisa que temos a nosso favor para unir crianças às suas famílias e ao mundo”, enfatiza.

Duda explica que os livros sempre foram para ela, desde a infância, um objeto mágico e de conexão. As obras que a marcaram na infância foram as do escritor inglês Roald Dahl: “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, “Matilda”, “As Bruxas” e “James e o Pêssego Giagante”.

Acervo

Dentre as obras que compõem o acervo da Biblioteca Infantil Multilíngue, destacam-se a edição ilustrada de “O Pequeno Príncipe – com aquarelas do autor”, a primeira edição do Livro “Os Pequenos Desportistas”, “A Galinha Preta” de Antóni Pogorélski, além de algumas publicações em braile. A biblioteca também prepara uma estante dedicada à escritora Tatiana Belinky, que faleceu em junho deste ano.

Duda conta que achou importante focar em livros que priorizam o cuidado estético, ricos em imagens e ilustrações, além de uma boa história. Livros que contam histórias sobre artistas também foram prioridades para o acervo, assim como a preocupação com a diversidade cultural. “A biblioteca é multilíngue e procura compartilhar diferentes culturas com os nossos brasileirinhos”, destaca.

 “Um bom livro é a melhor coisa que temos a nosso favor para unir crianças às suas famílias e ao mundo”

Alguns dos livros foram trazidos de viagens à Índia, às Ilhas Maurício e ao México, a países da Europa e aos Estados Unidos. Amigos enviaram obras da Arábia Saudita, Israel, Japão, entre outras regiões. “O grande desafio é como apresentar essa diversidade para as crianças de forma produtiva”, instiga Duda.

 Visitas e empréstimos

A biblioteca é aberta ao público e os interessados podem fazer a carteirinha para o empréstimo dos livros. Basta levar documento de identificação do menor ou responsável e um comprovante de residência. Os usuários têm prazo de 15 dias para devolver os livros e o limite é de cinco obras a cada retirada.

As doações são bem-vindas. Mas os livros devem estar em bom estado de conservação. A biblioteca recebe obras em todos os idiomas, nas áreas de literatura, artes, além de gibis.

 

Biblioteca Infantil Multilíngue

Rua Álvaro Alvim, 90, Vila Mariana  (no Centro Universitário Belas Artes)

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h;

aos sábado, das 9h às 16h

Informações: www.bibliotecainfantil.com.br

Comentários