Skip to main content
Cultura

Espaços culturais são destaques na cidade

By 12/07/2013No Comments

 

Visita à biblioteca

Quem ainda não teve a oportunidade de conhecer, a visita à Biblioteca São Paulo é uma experiência que resgata histórias.  A área abrigava a antiga penitenciária do Carandiru.

Mas isso ficou no passado. Com o fim dos pavilhões há alguns anos, o local passou a abrigar um parque, uma escola (que fica, aliás, em duas alas do presídio que não foram demolidas) e a biblioteca.

O usuário pode fazer a carteirinha e levar livros para casa ou ficar lendo por lá mesmo. Há mensalmente um calendário de eventos e atividades culturais programados. Agora nas férias, a biblioteca conta com programação especial para crianças, jovens e adultos. Confira aqui

Biblioteca São Paulo
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana
(estação Carandiru do Metrô)
Informações: 2089-0800
www.bibliotecasaopaulo.org.br

 

Ocupação Mário de Andrade

Foto: Fundo Mário de Andrade – Série Fotografia-IEB

As facetas de escritor de Mário de Andrade são bem conhecidas. Autor de Macunaíma e Paulicéia Desvairada, ele também foi um dos fundadores do modernismo brasileiro e um importante articulador das políticas culturais em São Paulo. É justamente essa última faceta, a de gestor cultural, que a Ocupação Mário de Andrade quer mostrar ao público.

Com mais de 400 itens, entre cartas, fotografias, objetivo nunca antes reunidos em conjunto, a mostra convida o público a entrar no “gabinete” de Mário – o espaço cenográfico foi concebido com tal objetivo – e conhecer seu trabalho. Ele foi diretor do Departamento de Cultura da Municipalidade de São Paulo e estabeleceu importantes projetos para a cidade, com a criação de bibliotecas infantis, populares e circulantes, preparação de documentação social, fundação da Rádio Escola, do Arquivo da Palavra (com gravações oficiais para o estudo da fonética), entre outras iniciativas.

A mostra é também a oportunidade de encontrar as referências da São Paulo daquela época, que vivia intensas transformações urbanísticas e sociais: da vila escravocrata para a cidade vanguarda da produção industrial do país.

Itaú Cultural
Av. Paulista , 149
(estação Brigadeiro do Metrô)
Informações: 2168-1776
www.itaucultural.org.br
 
 

Crônicas no museu

Foto: Divulgação

O grande cronista brasileiro Rubem Braga – que em 2013 completaria 100 anos – é o foco da nova exposição especial do Museu da Língua Portuguesa.

Interativa, a mostra reúne textos, correspondências, documentos, fotos, pinturas e diversos depoimentos em vídeo. A proposta é mostrar as facetas de Braga, autor de mais de 15 mil crônicas, ressaltando a simplicidade de sua escrita e o prazer que ela proporciona aos leitores. Saiba mais sobre a mostra.

A visita também vale para percorrer pelos demais espaços expositivos do museu, que tem todo o destaque para a Língua Portuguesa.

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº
(estação Luz do Metrô)
Informações: 3322-0080
www.museudalinguaportuguesa.com.br
 

Comentários