Visita à biblioteca
Quem ainda não teve a oportunidade de conhecer, a visita à Biblioteca São Paulo é uma experiência que resgata histórias. A área abrigava a antiga penitenciária do Carandiru.
Mas isso ficou no passado. Com o fim dos pavilhões há alguns anos, o local passou a abrigar um parque, uma escola (que fica, aliás, em duas alas do presídio que não foram demolidas) e a biblioteca.
O usuário pode fazer a carteirinha e levar livros para casa ou ficar lendo por lá mesmo. Há mensalmente um calendário de eventos e atividades culturais programados. Agora nas férias, a biblioteca conta com programação especial para crianças, jovens e adultos. Confira aqui
Biblioteca São Paulo Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana (estação Carandiru do Metrô)Informações: 2089-0800 www.bibliotecasaopaulo.org.br
Ocupação Mário de Andrade
As facetas de escritor de Mário de Andrade são bem conhecidas. Autor de Macunaíma e Paulicéia Desvairada, ele também foi um dos fundadores do modernismo brasileiro e um importante articulador das políticas culturais em São Paulo. É justamente essa última faceta, a de gestor cultural, que a Ocupação Mário de Andrade quer mostrar ao público.
Com mais de 400 itens, entre cartas, fotografias, objetivo nunca antes reunidos em conjunto, a mostra convida o público a entrar no “gabinete” de Mário – o espaço cenográfico foi concebido com tal objetivo – e conhecer seu trabalho. Ele foi diretor do Departamento de Cultura da Municipalidade de São Paulo e estabeleceu importantes projetos para a cidade, com a criação de bibliotecas infantis, populares e circulantes, preparação de documentação social, fundação da Rádio Escola, do Arquivo da Palavra (com gravações oficiais para o estudo da fonética), entre outras iniciativas.
A mostra é também a oportunidade de encontrar as referências da São Paulo daquela época, que vivia intensas transformações urbanísticas e sociais: da vila escravocrata para a cidade vanguarda da produção industrial do país.
Itaú Cultural Av. Paulista , 149 (estação Brigadeiro do Metrô) Informações: 2168-1776 www.itaucultural.org.brCrônicas no museu
O grande cronista brasileiro Rubem Braga – que em 2013 completaria 100 anos – é o foco da nova exposição especial do Museu da Língua Portuguesa.
Interativa, a mostra reúne textos, correspondências, documentos, fotos, pinturas e diversos depoimentos em vídeo. A proposta é mostrar as facetas de Braga, autor de mais de 15 mil crônicas, ressaltando a simplicidade de sua escrita e o prazer que ela proporciona aos leitores. Saiba mais sobre a mostra.
A visita também vale para percorrer pelos demais espaços expositivos do museu, que tem todo o destaque para a Língua Portuguesa.
Museu da Língua Portuguesa Praça da Luz, s/nº (estação Luz do Metrô) Informações: 3322-0080 www.museudalinguaportuguesa.com.br