A Revista Giz selecionou alguns links onde é possível encontrar, ler online e até baixar gratuitamente, e de forma legal, diversos livros, documentos e algumas obras raras tanto da literatura nacional quanto estrangeira. Boa leitura!
Planet ebook – Para os que estão à procura de livros estrangeiros o site oferece mais de 100 clássicos da literatura mundial, porém em inglês. Todos os livros são bem diagramados e é possível ler um trecho da obra antes de fazer o download.
Open Library – O projeto se propõe a um desafio enorme, catalogar todos os livros já publicados no mundo. Até agora o acervo já conta com mais de 1 milhão de livros em diversos idiomas, entre eles o português. Para algumas obras, o site dá a opção de ‘empréstimo’ dos livros.
Read Print – Entre clássicos e bestsellers o site oferece mais de 8 mil títulos para se ler online. Além disso também é possível escrever resenhas e recomendações sobre as obras.
Europeana – O projeto da fundação homônima ao site reúne não só livros, mas uma série de materiais em diversas linguagens (vídeos, áudios, textos e imagens) e idiomas. Todos os itens podem ser baixados e compartilhados.
Biblioteca Digital Camões – A iniciativa do Instituto Camões, junto ao governo lusitano, criou um acervo onde qualquer falante da língua portuguesa tem acesso tanto à títulos de domínio público, quanto obras contemporâneas. Alguns livros estão disponíveis apenas para leitura online.
Brasiliana – Livros raros e difíceis de serem encontrados a venda podem ser achados na biblioteca virtual da USP. Ao todo são mais de 3 mil obras disponíveis para download.
Biblioteca Digital de Obras Raras – Voltada para pesquisadores a iniciativa da Universidade de São Paulo digitalizou 38 obras raras de seu acervo. Os livros podem ser lidos online, baixados e até impressos, desde que para fins não comerciais.
Biblioteca Mundial Digital – Procura entender sobre a origem de alguns povos pelo mundo? Aqui é o lugar. Com documentos, mapas, tratados e diversos outros materiais que pode sem consultados online, o site conta com um mapa mundi onde se pode selecionar o continente a ser pesquisado e selecionar qual a época. É possível encontrar materiais de 8 séculos antes de Cristo até os dias atuais.
Coleção Aplauso – Para os amantes da cultura nacional a Coleção Aplauso reúne biografias de diretores, dramaturgos, atores, cineastas e outras personalidades da cena cultural do Brasil. O site também disponibiliza roteiros de cinema e peças de teatro na íntegra, além da história das maiores emissoras de televisão do país.
Domínio Público – Como o nome mesmo já diz, o projeto do governo federal reúne obras nacionais e estrangeiras que já são domínio público. Entre os destaques estão as obras completas de Machado de Assis e Fernando Pessoa, e também A Divina Comédia traduzida para o português.
Arte de todos os cantos do globo na ponta dos dedos
Conhecer patrimônios da humanidade, visitar museus, explorar acervos e tudo isso acompanhado de uma explicação sobre a importância daquela peça, essa é a experiência que o Google Cultural Institute propõe aos usuários – hospedar o patrimônio cultural do mundo. São dois projetos, o Google Art e o World Wonders.
O Google Art Project nasceu a partir da contribuição de museus de mais de 40 países, milhares de pinturas, esculturas e mobiliário estão disponíveis para que o usuário acesse, saiba mais informações sobre a obra e até mesmo escolha outras para fazer comparações. Em algumas telas é possível ampliar a imagem de modo que se veja até mesmo as pinceladas em alta definição.
Já o World Wonders Project é uma parceria do Google com a UNESCO, onde são apresentados os patrimônios da humanidade, tanto da antiguidade, quanto dos tempos modernos. Não apenas lugares históricos fazem parte desse grande acervo, maravilhas naturais como a Grande barreira de corais na Austrália também estão presentes e podem ser visitadas.
O World Wonders Project participa de um projeto educativo e disponibiliza pacotes acadêmicos para uso dos professores em sala de aula. O download é gratuito, mas o material está em inglês, acesse aqui.