Skip to main content
Educação

Ideias na rede

By 07/06/2013No Comments

A internet se consolidou como um espaço de pesquisa e acesso ao conhecimento. Um vasto repositório de informações de onde surgem diversas iniciativas que se propõem a construir espaços de reflexão sobre o mundo contemporâneo.

Uma dessas iniciativas ficou conhecida pela sigla TED. Trata-se de um projeto de compartilhamento de ideias a partir de conversas registradas em vídeo em que especialistas das mais diversas áreas falam sobre temas de seu conhecimento. Os arquivos ficam disponíveis no site do projeto para quem quiser assistir, em qualquer momento.

Neurociência, tecnologia, religião, alimentação, matemática, artes, saúde, literatura, sociedade, física, sustentabilidade, música, biologia. Esses são apenas alguns dos muitos assuntos – ora conexos, ora desconexos – discutidos nessas conversas.

Com o slogan “ideias que valem ser compartilhadas”, os conteúdos do TED ganharam audiência em todo o mundo, ainda que o idioma predominante seja inglês. Isso porque parte dos vídeos recebeu legendas em vários idiomas, inclusive português (o trabalho de tradução segue o formato colaborativo).

Há também o conteúdo produzido nos projetos regionais do TED, como os organizados em cidades brasileiras –TEDx São Paulo e o TEDx Rio  -, envolvendo especialistas locais com temáticas mais específicas.

TED-Ed

A iniciativa mais recente do projeto foi lançar a versão educacional, conhecida por TED-Ed. Em linhas gerais, tem o objetivo é criar uma rede de conteúdos construída por educadores de todo o mundo. Para isso, oferece uma plataforma e convida professores a cadastrar suas aulas para que depois possam ser utilizadas com seus alunos ou vistas por qualquer interessado no mundo todo.

Convidam também especialistas em animação para ajudar a construir, segundo eles, conteúdos mais atrativos. Exemplo do que propõem como parceria entre acadêmicos e animadores foi a série produzida sob a curadoria de físicos do CERN, considerado o maior laboratório de física de partículas do mundo. Veja aqui um dos episódios, que trata da origem do universo (a legenda em português pode ser acionada no player do vídeo).

Ao que tudo indica, o TED-Ed busca seguir o caminho de outras iniciativas de “aulas na rede”, cujo exemplo mais conhecido é a Khan Academy.

“Manhãs criativas”

O compartilhamento de ideias sobre o mundo contemporâneo é também o foco de outro projeto, o Creative Mornings. O convite é para um café da manhã com palestras de personalidades criativas de diversas áreas. A cada mês, os organizadores definem um tema central para instigar as reflexões.

Os vídeos ficam disponíveis no site. Assim como no TED, há atividades espalhadas pelo mundo, com eventos já organizados em São Paulo e Belo Horizonte, para citar as cidades brasileiras.

Iniciativas como essas indicam que a internet como repositório de conteúdos, dados e reflexões sobre nossa sociedade só tende a crescer. O desafio, no entanto, continua latente: como entender o mundo diante de tanta informação

Comentários