Rio +20 e educação dos gestores

By 21/06/2012janeiro 19th, 2024No Comments

Fernando Gabeira*

Embora o grande tema de educação na Rio +20 tenha sido sua capacidade de resolver problemas como o do consumo sustentável de energia, outras iniciativas importantes colocaram o ensino na ordem do dia.

Uma delas foi o lançamento dos seis princípios para a educação de gestores responsáveis. O texto é destinado a orientar todos os que formam novos líderes empresariais.

O primeiro dos seis princípios é um compromisso de preparar os estudantes para gerir valores sustentáveis e tocar uma economia que respeite o meio ambiente e seja socialmente inclusiva.

O segundo princípio é incluir no currículo acadêmico os valores da responsabilidade global, tais como os descritos nos documentos da ONU (United Nations Global Compact, lançado em 2000 para os empresários)

Método é o tema do terceiro princípio: criar contextos, fornecer materiais e estimular processos que permitam a educação para uma liderança responsável.

O quarto princípio é um compromisso de apoiar pesquisas conceituais e empíricas que façam avançar o entendimento sobre o papel, impacto e dinâmica que as corporações representam no quadro do desenvolvimento sustentável.

O quinto principio promete interação com os líderes de empresa para compreender os desafios que encontram no caminho da sustentabilidade , buscando saídas comuns para os problemas encontrados.

O último e sexto princípio é apoiar o diálogo entre educadores, estudantes, imprensa, empresários e todos os grupos sociais interessados nos temas da sustentabilidade e responsabilidade global.

A iniciativa de Princípios Responsáveis a Educação de Gestores realizou seu terceiro Fórum Global no Rio e atua em sintonia com a ONU, reunindo escolas e universidades de quase todo o mundo.