Priscila Brossi Gutierre*
Vinte anos depois da Eco-92, o Rio de Janeiro se prepara para sediar uma nova conferência da Organização das Nações Unidas, desta vez com o objetivo de discutir questões mais amplas em torno do desenvolvimento sustentável para o planeta. A Rio+20, que acontece entre os dias 20 e 22 de junho deste ano, terá como tema central a econômica verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.
Para oferecer subsídios aos professores e ampliar o debate sobre a conferência, o SINPRO-SP organizou um ciclo de com o tema sustentabilidade nas mais diversas abordagens: os aspectos ambientais, econômicos, sociais e, é claro, os educacionais.
A primeira palestra aconteceu no início de março. O jornalista e escritor Fernando Gabeira falou sobre sustentabilidade urbana. Veja entrevista que concedeu ao SINPRO-SP.
O educador Moacir Gadotti, diretor do Instituto Paulo Freire, será o próximo palestrante e vai discutir as mudanças necessárias na educação para uma sociedade mais sustentável. As inscrições para a palestra que acontece em 19 de abril, no auditório do Sindicato, estarão abertas no site sinprosp.org.br.
José Eli da Veiga, professor da Pós-Graduação do Instituto de Relações Internacionais da USP, pesquisador do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e autor de mais de 20 livros, vai tratar da sustentabilidade em seu aspecto econômico. A palestra no SINPRO-SP está marcada para o dia 10 de maio.
Por fim, Luiz Marcelo de Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP Rio Claro, volta o debate para o aspecto educacional, com palestra que acontecerá em 14 de junho.
Acompanhe aqui na GIZ a cobertura das palestras, as entrevistas, artigos e links sobre a Rio+20. Você também pode sugerir dicas e textos pelo e-mail revistagiz@sinprosp.org.br
Coluna do Gabeira
Gabeira também tornou-se colaborador da GIZ e enviará artigos quinzenais com reflexões sobre a conferência.