Muitas reflexões, muitas ideias e uma certeza: ainda há muito a ser discutido. Isso porque as novas demandas têm colocado os docentes diante de novos papeis, atitudes e exigências profissionais. Tais mudanças ainda estão em processo de assimilação no ambiente escolar e algumas questões seguem sem uma resposta clara, como é o caso da devida regulamentação do trabalho docente decorrente das novas ferramentas tecnológicas.
O assunto, evidentemente, foi um dos tópicos discutidos durante o seminário. No encontro também foram tratados assuntos como o crescimento da EaD no Brasil, o papel do tutor e relação com os professores. O seminário ofereceu a oportunidade também para troca de experiências das práticas do uso das tecnologias na educação. O registro em vídeo dessas discussões em breve será divulgado aos professores.
O SINPRO-SP aproveitou a ocasião para conversar com os palestrantes sobre os desafios da EaD, em diferentes abordagens. As entrevistas estão disponíveis abaixo (basta clicar em cada imagem).