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Originalmente do inglês, a sigla PBL (ou Project Based Learning), pode ser traduzida livremente como Aprendizagem Baseada em Projetos. No método, que surge como uma alternativa à maneira tradicional de ensino, o professor atua como um mediador, dentro de um projeto colaborativo a ser realizado pelos alunos em longo prazo.

Dos pontos positivos que a utilização do método PBL traz, está a transferência de conhecimento baseada num processo de ensino/aprendizagem cooperativo, participativo e centrado no aluno. Ou seja, o papel do professor é orientar e indicar caminhos para que os alunos adquiram competências para pensar, planejar e controlar o desenvolvimento do projeto.

Outra chave para o sucesso do método é a curiosidade que o projeto desperta nos alunos, uma vez que eles irão de deparar com um desafio que deve ser resolvido apenas por eles. Neste momento os conceitos aprendidos anteriormente nas aulas explicativas se tornam mais claros e os exemplos de utilização são vistos na prática.

O worshop realizado pelo SINPRO-SP pretendeu desenvolver as competências necessárias para que os professores compreendessem os conceitos basicos da aprendizagem baseada em projetos e refletissem sobre as vantagens e restrições para, em equipe, conseguirem construir um plano para implementação de um projeto na sala de aula.

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