Skip to main content
Cultura

Incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro

By 03/09/2018No Comments

Resultado de imagem para Museu Nacional do Rio de JaneiroAssim como toda a sociedade brasileira, as professoras e os professores foram tomados de tristeza e de indignação pela notícia do incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro no domingo, 2 de setembro de 2018.

Em poucas palavras: trata-se de uma tragédia para a nossa memória histórica e para nossa vida acadêmica e intelectual. Os prejuízos decorrentes do desaparecimento de áreas fundamentais do acervo do Museu são incalculáveis, em alguns casos atingindo projetos de pesquisa que vinham se desenvolvendo há tempos e que agora sofrem uma repentina e irrecuperável paralisação. Como a vida de um museu é dinâmica e parte integrante do conjunto de valores sobre os quais a nação se constrói, a destruição do Museu Nacional do Rio tem para nós a mesma consequência que a destruição impensável do Louvre, na França, ou do MOMA, nos Estados Unidos, para ficarmos em dois dos mais conhecidos museus do mundo.

Foi um incidente? Não! Não foi acaso, não foi um fato imprevisível. Foi um crime dadas as frequentes e insistentes advertências sobre o estado de calamidade em que o Museu se encontrava em decorrência da subtração de recursos destinados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), à qual ele estava vinculado. O incêndio, assim, é parte de uma política geral de desmazelo com o patrimônio social da nação, seja na área das Ciências ou nas áreas da Cultura, da Educação, da Saúde, das riquezas naturais. Nesse sentido, a tragédia que fez desaparecer a primeira das instituições científicas nacionais e provavelmente a mais rica, adquire esse sentido esquizofrênico que temos testemunhado nos últimos anos: um governo que, em nome de interesses privados da especulação financeira, subtrai investimentos essenciais nas áreas estratégicas do país, quando do não as aliena deliberadamente.

Neste momento em que a tristeza se mistura à indignação, a Giz oferece uma coletânea das principais matérias publicadas nos jornais e em outros veículos para que nossa categoria tenha uma ampla dimensão do que aconteceu e faça reflexões que contribuir para que toda a sociedade encontre seu projeto de desenvolvimento sustentado com o vigor que é exigido em todas as dimensões da vida.

Se você produziu alguma reflexão sobre a tragédia do Museu Nacional do Rio, mande para a Giz com a sua assinatura: revistagiz@sinprosp.org.br


Se vc produziu alguma reflexão sobre a tragédia do Museu Nacional do Rio, mande para a Giz com a sua assinatura: revistagiz@sinprosp.org.br

ANTOLOGIA SOBRE O DESAPARECIMENTO DO MUSEU NACIONAL DO RIO… UM CRIME

 

 

Comentários