Skip to main content
Cultura

A fotógrafa de leitores

By 13/08/2013No Comments

Era uma vez uma menina que contava histórias com fotografias. Mas não eram quaisquer histórias e sim aquelas em que os leitores, e seus livros, destacavam-se como protagonistas.

Fábulas à parte, a descrição bem que se encaixa no perfil da portuguesa Sandra Nobre, criadora do blog Acordo Fotográfico (acordofotografico.blogspot.com), projeto em que registra leitores em espaços públicos com fotos e textos, construindo narrativas ricas de perfis e causos literários.

A praça da cidade, o café, a estação de trem, a praia e até a sala de exposição do museu: esses são só alguns dos diversos espaços em que Sandra encontra seus personagens da vida real. Ela conta que não escolhe as histórias que conta no blog. “Simplesmente abordo quem encontro a ler em locais públicos, converso com esses leitores e são eles que me ‘entregam’, de forma muito generosa, as suas histórias”, explicou à Revista Giz, em uma conversa além-mar, proporcionada pelas facilidades do e-mail. “São os leitores o coração do Acordo Fotográfico”, ressaltou.

Tais personagens que Sandra captura com sua máquina fotográfica, em geral, são leitores habituais. “Alguns leem desde muito pequenos, outros descobriram o prazer da leitura mais tarde, mas todos leem com frequência e andam sempre com um livro atrás. São leitores que aproveitam qualquer momento livre para ler”, destaca Sandra. “Esses leitores veem nos livros uma fonte de entretenimento, mas sobretudo um veículo poderoso para aquisição de novos conhecimentos e a vivência de experiências que, de outra forma, não poderiam viver”, completa.

“Simplesmente abordo quem encontro a ler em locais públicos, converso com esses leitores e são eles que me ‘entregam’, de forma muito generosa, as suas histórias”

A ideia de fazer o Acordo Fotográfico surgiu da união de dois prazeres para ela – livros e fotografia – associada à vontade de engajar-se em um projeto mais autoral, que pudesse quebrar sua rotina. O nome do blog, caso já não se tenha feito a associação, é sim um trocadilho com acordo ortográfico – em vigor no Brasil desde 2009 -, que em Portugal foi alvo de muita polêmica.

Vida nos livros

Coordenadora de conteúdo de uma editora virtual portuguesa, Sandra tem nos livros seu ganha pão e sua cotidiana inspiração. Leitora assídua, garante que precisa ler como quem precisa de ar para respirar: “costumo dizer que quando estou muito tempo sem ler fico rabugenta”.

Desde sempre adepta aos romances e obras de ficção, agora também abre espaço na estante para livros de divulgação científica, ensaios e literatura de viagem. O ecletismo descreve seu repertório literário e as obras são muitas e variadas. O último livro que leu foi a “A Casa-Comboio”, da jovem autora portuguesa Raquel Ochoa, obra “muito bem escrita, de personagens densas e muito bem caracterizadas”, enaltece.

Entre os autores que já prestigiou neste ano estão Marguerite Yourcenar, Philip Roth, Erico Veríssimo, Henry David Thoureau, Nuno Camarneiro, Pearl S. Buck, só para citar alguns. No espaço do Acordo Fotográfico no Facebook ela conta detalhes sobre suas leituras. Sim, eis um convite aos leitores da Giz para curtir a página. E também acompanhar as novidades, as futuras histórias de leitores que blog contará.

Comentários