Skip to main content
Cultura

#LeiaMulheres

By 07/03/2014No Comments

Já parou para pensar quantos livros escritos por mulheres você já leu? Quais são os grandes nomes femininos da literatura nacional e internacional? Como as obras de escritoras dividem espaço com as dos escritores?

Tais indagações foram instigadas a partir de uma ideia para lá de singela: a de que 2014 seria o ano para ler livros escritos por mulheres. Foi o que desejou a escritora norte-americana Joanna Walsh ao pensar nos cartões de feliz ano novo – seguindo a tradição francesa dos “cartes de voeux” – que enviaria aos amigos no fim de 2013.

Como a ideia era desejar que a voz feminina fosse lida, nada melhor que destacar as escritoras. E assim, no lugar de cartões surgiram marcadores de livros com ilustrações dos grandes nomes da literatura, que Walsh elaborou para enviar aos amigos, criando a campanha “readwomen2014” (leiamulheres2014).

Daí, a ideia ganhou o mundo, com postagens no Twitter e no Facebook. Contribuiu para um movimento internacional, com destaques em diversas revistas e sites. No Brasil, o blog LeiaMulheres2014 faz uma interessante adesão à campanha e recebe a contribuição dos leitores.

No espírito do #leiamulheres2014, a Revista Giz destaca alguns nomes femininos de nossa literatura. Para registrar o importante papel dessas mulheres e instigar sua próxima leitura. Clique na imagem abaixo.

Comentários