Revista Giz, nova fase
A partir de março a Revista Giz passará por reformulação editorial. O projeto, criado em 2011, foi pensado para ser um espaço de discussão aprofundada de três temas gerais que permeiam a vida do professor: Educação, Trabalho e Cultura. Agora, além de textos opinativos, resenhas e entrevistas, a Giz também publicará artigos acadêmicos e terá um espaço para abrigar projetos pedagógicos, a Incubadora do Sinpro-SP. Com a mudança, a Revista passa a ter periodicidade quinzenal.
Todos os professores, sindicalizados ou não, estão convidados a participar deste novo momento da Revista.
A Giz completa em agosto cinco anos. Como projeto, no entanto, ela tem muito mais tempo e só não ficou esquecida durante o tempo em que não pode ser concretizada porque a ideia de uma revista que colocasse em discussão assuntos relevantes para os professores nunca perdeu importância.
Não poderia ser diferente. Os professores constituem uma categoria professional cujas preocupações situam-se sempre além da área de conhecimento específica na qual se especializaram e com a qual trabalham. A rigor, em razão do papel formador das nossas práticas, nenhum tema de relevância social escapa da nossa atenção.
A Giz, portanto, ocupa esse espaço situado entre nossas preocupações de natureza corporativa, todas elas afetas à conquista e à ampliação dos nossos direitos, e o interesse incontornável pelos temas que formam a pauta da sociedade contemporânea. Certamente, justamente por esse lugar imaginário que a diretoria do SINPRO-SP sempre acreditou que uma revista devesse ocupar, é que o projeto da Giz manteve-se na pauta das nossas atividades.
Na primeira fase de sua existência – essa que se estende de 2011 até agora – a Giz circunscreveu sua pauta a assuntos pontuais abordados em um pequeno número de artigos nas edições digitais semanais, uma fase basicamente experimental que permitiu colocar em prática a reformulação de agora.
A partir deste mês de março de 2016, a revista passa a ter edições eletrônicas semanais com as mesmas seções que constituem o projeto editorial da revista: Educação, Cultura e Trabalho, cada uma delas reproduzindo textos de discussão que se encaixam nas preocupações da relação que mantém com os professores e com seus interesses. Acrescenta-se agora a Incubadora de Projetos, um repositório que reúne o resultado das práticas inovadoras criadas pelos professores e que podem ser partilhadas socialmente, respeitados os direitos autorais para sua reprodução. A Incubadora, portanto, reforça a presença pública da criatividade da nossa categoria como instrument de intervenção dos no processo educacional.
Novas perspectivas, novas possibilidades, novas frentes de atuação e renovadas oportunidades de participação: são essas as marcas de uma fase que reitera e renova tudo o que a revista Giz construiu.
Confira os destaques desta edição:
► O tutor nas práticas da educação à distância
► Afinal… Como conversar com um fascista?
Boa leitura,
Os editores