Curtas

Exposição traz Picasso e a modernidade espanhola para São Paulo

By 24/03/2015No Comments

“Mulher sentada apoiada sobre os cotovelos” (1939), de Pablo Picasso

Nova exposição promete agitar o calendário cultural da cidade. “Picasso e a modernidade espanhola”, em cartaz no Centro Cultural Branco do Brasil São Paulo até 8 de junho, oferece ao público a oportunidade de apreciar obras da coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, de Madri, e mergulhar no universo da arte moderna, no processo criativo dos artistas e na relação entre eles.

A mostra apresenta 90 obras, divididas em oito módulos, que segundo os organizadores, contam oito histórias e resumem oito possibilidades criativas. A proposta é oferecer aos visitantes os diálogos, as inter-relações e desafios em se estabelecem entre Picasso e outros modernistas como Juan Gris, Dalí, Miró, Júlio González e Óscar Dominguez.

Estão lá obras como Cabeça de Mulher (1910), Busto e Paleta (1932), Retrato de Dora Maar (1939) e o Pintor e a Modelo (1963) e também os estudos e esboços para Guernica, uma das obras mais conhecidas de Picasso.

Preparação para a mostra começa na fila

Marie Thérèse e o Toureiro, personagens da ação educativa do CCBB

O Educativo do CCBB elaborou uma série de atividades com o objetivo de preparar o visitante e aproveitar o tempo gasto na fila como forma de entrar no clima da mostra. São intervenções de educadores do próprio CCBB inspiradas nas obras e no contexto da modernidade espanhola. Não se espante: você poderá se deparar com um toureiro, uma dançarina de flamenco, o pai de Picasso ou uma de suas mulheres, Marie Thérèse, enquanto aguarda no lado de fora. Confira as atividades:

» Picasso na Cidade. Transparências gigantes com pinturas parcialmente impressas vão circular entre os visitantes, que podem sobrepor a transparência ao visual da cidade e intervir com desenhos, criando uma composição nova.

» Espelho Cubista. O visitante será convidado a olhar para o espelho e se ver como uma obra da mostra. O espelho cubista irá criar reflexos com diferentes ângulos e formas.

» Acessibilidade – Peças táteis e espaço sensorial. Material preparado com conteúdos da mostra estará à disposição com o objetivo de aguçar os sentidos dos visitantes, seja de forma tátil, auditiva ou visual.

» Jogos e dinâmicas. Jogos de origem catalã e dinâmicas corporais visam à releitura das obras da mostra.

» Nossas Histórias: o Circo de Bonecos. Vai contar histórias de Dom Quixote, Minotauro e Arlequim.

» Ação musical: A Modernidade Espanhola. Educadores vão interpretar ritmos do cajón e do violão com personagens de touradas e flamenco.

» Visita Teatralizada. A exposição ganha a visita de ilustres artistas locais. Educadores do CCBB interpretam Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Yolanda Penteado e Hipolyto Pujol e contam ao público suas impressões sobre as obras e os movimentos artísticos espanhóis e a relação com suas próprias produções.

» As mulheres de Picasso. Uma das mulheres de Picasso, tema de algumas de suas pinturas, também visita a mostra. Maria Thérèse conta sua história e de outras musas do pintor.

Picasso e a modernidade espanhola

De 25 de março a 8 de junho de 2015.                                                 Visitação: de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h. Entrada franca. Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – CCBB (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro). Informações: 3113-3651 ou 3113-3652

Atividades do Educativo CCBB: segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 11h às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 17h. Atendimento com libras para deficientes auditivos: segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h e das 13h às 17h