Skip to main content
Cultura

O grande inventor

By 05/12/2014No Comments

Desenhos, muitos desenhos: dos traços que traduzem uma ideia complexa a simples esboços de situações cotidianas. Em comum, todos revelam um grande observador de seu tempo, um visionário. “Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção”, exposição em cartaz na cidade mostra a força criadora do mestre da Renascença, e não só como pintor e escultor. Lá vemos suas habilidades de cientista, físico, engenheiro, arquiteto, matemático, botânico, zoólogo, anatomista e filósofo.

A mostra traz a São Paulo o conjunto de obras – projetos, desenhos e maquetes – produzidas a partir dos estudos feitos por pesquisadores sobre os manuscritos de Leonardo da Vinci. Tais obras foram apresentadas ao público pela primeira vez em 1953, por ocasião do quinto centenário de nascimento do artista.

Reprodução das obras projetadas por Leonardo da Vinci. Crédito: Divulgação

A exposição agora em cartaz no Centro Cultural Fiesp foi originalmente realizada em Paris. O visitante poderá conferir 40 peças e 10 instalações interativas divididas em núcleos temáticos, que tratam das diversas áreas de sua criação: “transformar o movimento”, “preparar a guerra”, “desenhar a partir de organismos vivos”, “imaginar o voo”, “aprimorar a manufatura” e “unificar o saber”. Em cada um desses núcleos, as peças chamam a atenção por sua engenhosidade.

Logo na área de acesso à mostra, fica a grua de quatro metros de altura criada por da Vinci. Mais adiante, durante o percurso expositivo, destacam-se o carro de assalto (uma de suas mais conhecidas máquinas de guerra), a máquina voadora (que revela sua ambição de dar “asas ao homem”), o tear automático (conceito que foi posteriormente utilizado durante a Revolução Industrial), maquetes de projetos arquitetônicos de imponentes igrejas e desenhos extremamente detalhados do corpo humano (fruto de sua minuciosa observação durante dissecações de cadáveres).

“Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção” ficará em cartaz até 10 de maio de 2015.  A mostra conta com setor de agendamento para visitas escolares.

Visitação: diariamente, das 10h às 19h40
Entrada gratuita

Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso
Galeria de Arte do Sesi-SP
Av. Paulista, 1.313 (metrô Trianon-Masp)

www.sesisp.org.br/cultura

Agendamento de grupos e escolas
Tel.: 3146-7396
De segunda a sexta-feira, 10h às 14h e das 15h às 18h

Comentários