Skip to main content
Cultura

Planeta inexplorado

By 06/09/2013No Comments

A interferência do homem sobre a natureza parece ter alcançado patamar tão elevado que é difícil imaginar a existência de locais no planeta preservados ou até mesmo intocados. Mas eles ainda existem, sim, e é sobre nesse universo que Sebastião Salgado, prestigiado fotógrafo brasileiro, focou sua lente ao longo de oito anos. O resultado desse trabalho foi batizado de Gênesis, exposição que chega a São Paulo – depois da abertura mundial no National History Museum de Londres e da temporada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro – e fica em cartaz no Sesc Belenzinho até 1º de dezembro.

Na região da bacia do Xingu, grupo de indígenas waurá pesca na lagoa Piyulaya
(Mato Grosso, 2005)
Crédito: ©Sebastião Salgado/Amazonas Images

A mostra reúne 245 fotografias que revelam recantos com pouca ou nenhuma interferência da ação humana da vida moderna. As imagens estão organizadas em cinco núcleos geográficos: Planeta Sul, Santuários, África, Terras do norte, Amazônia e Pantanal.

Nesse universo, vê-se pinguins em meio à imensidão gelada da Antártida, paisagens vulcânicas, desertos, florestas, vida selvagem e tribos. São registros poéticos, que convidam, um a um, à reflexão sobre tais localidades. Emocionam por sua beleza, mas vão além: documentam um mundo até então desconhecido.

Norte do Golfo de Ob. Dentro do Círculo Ártico.
Península de Yamal, Sibéria (Rússia, 2011)
Crédito: ©Sebastião Salgado/Amazonas Images

As fotografias foram captadas em mais de 30 viagens feitas pelo fotógrafo de 2004 a 2011, a maioria delas sob condições adversas e complicadas, tendo como meios de transporte barcos, canoas, aviões de pequeno porte e helicópteros. Tal como um explorador, precisou fazer longas caminhadas em terrenos difíceis.

Ao mostrar a parcela ainda preservada do planeta, Salgado instiga o olhar para as maravilhas que ainda resistem também como um chamado para a necessidade de se olhar a vida cotidiana, a parcela do universo que a ação humana já tanto modificou, de outra forma, mais consciente da necessidade de cuidado e preservação.

Gênesis – Sebastião Salgado

Visitação: terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 19h30
Até 1º de dezembro de 2013
Local: Sesc Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1.000)
www.sescsp.org.br/belenzinho
Serviço educativo: agendamento@belenzinho.sescsp.org.br
Tel.: 2076-9700
 

 

Comentários