Skip to main content
EducaçãoTrabalho

Desafios do ensino das Ciências e Biologia

Congresso do SINPRO-SP discute os desafios do ensino de Ciências e Biologia

Durante três dias, professores e pesquisadores estiveram reunidos em São Paulo para conversas e trocas de experiências sobre a docência nas áreas de Ciências e Biologia. A segunda edição do Congresso de Pesquisa do Ensino (Conpeb), evento promovido pelo SINPRO-SP no fim de maio, trouxe muitas reflexões e identificou desafios para os próximos anos.

Auditório do Centro de Convenções Milenium na palestra de abertura do 2º Congresso Pesquisa do Ensino

O papel do professor, a formação docente, as novas tecnologias aplicadas à educação, o acesso às informações e pesquisas, a relação entre as velhas e novas temáticas, a interdisplinariedade e também a transdiciplinariedade. Esses foram só alguns dos assuntos tratados.

Entre os destaques, a neurociência do aprendizado, tema da palestra de abertura do congresso. A pesquisadora, escritora e também professora Suzana Herculano-Houzel falou sobre o funcionamento do cérebro, a importância da memória, sobre o aprender e o papel fundamental que a experiência exerce sobre o processo aprendizagem.

 “Aprender é mudar o cérebro conforme a experiência”

Suzana Herculano-Houzel
Neurocientista, na palestra de abertura do congresso

O intercâmbio entre a academia e a prática em sala de aula foi outro aspecto de destaque do congresso. O Prof. Nélio Bizzo, coordenador científico, ressaltou que eventos dessa natureza oferecem a oportunidade para que os professores possam ter contato com pesquisas e levar esses conteúdos para seu ofício cotidiano com os alunos.

Desafios

O presidente do SINPRO-SP, Luiz Antonio Babrbagli, destacou o desafio de realizar o congresso e o compromisso do Sindicato em promover atividades que possam colaborar com a formação e aprimoramento acadêmico da categoria. Ressaltou que novos eventos serão promovidos, abordando outras temáticas.

A homenageada Profa. Dra. Myriam Krasilchik

A Profa. Myrian Krasilchik, pesquisadora e grande nome na área dos estudos do ensino de ciências no Brasil, também falou sobre desafios para o futuro, tendo como ponto de partida suas próprias experiências profissionais e acadêmicas.

O evento esteve repleto de relatos de experiências, com a apresentação das práticas que professores desenvolveram com seus alunos, com temas ligados a Ciências ou Biologia. Algumas delas foram destacadas na cobertura on-line do congresso (clique aqui para acessar).

Veja abaixo as entrevistas especiais com Suzana Herculano-Houzel e com Nélio Bizzo. Por fim, assista à apresentação da Profa. Myriam Krasilchik, homenageada do evento.

Em breve o SINPRO-SP irá disponibilizar os anais do congresso em formato digital.

 

Comentários